Sindrome do Ninja Americano

oia eu de novo!

Pois é sabado estava eu de bobeira em casa quando percebi que estava poassando um classico da sessão da tarde, Ninja Americano 5. Na historia do filme, um americano é treinado nas artes ninja (leia-se kick boxe sem qualquer furtividade e mal mal uma bomba de fumaça) por um japa e tem a amiga/namorada raptada para obrigar o pai da moça a desenvolver um gás letal para um grupo de semi-terroristas toscos. Ai nosso amigo americano resolve ir la e resolver ele mesmo a parada.

https://i2.wp.com/www.lacuracao.com/images/products/908/151454-4-1-99.WAR_D70329D.jpg

Certo a historia não é tão ruim assim. Recheda de cliches talvez mas se bem executada, com uma profundidade maior do roteiro poderia ser até um bom filme. Mas como ele foi feito com uns poucos dolares, nos anos 80, e seguindo cliches para atrair um bando de crianças lógico que ele não pode dar certo. Enfim no filme tambem tem um garoto pilantra meio japa que teve o pai morto pelo “ninja malvado” e ajuda o mocinho e tambem serve de alivio cômico. Mas como todo filme é comico ele se torna apenas chato mesmo. As piadinhas são bem oitentistas, onde apenas crianças de uma faixa etaria entre 1 a 5 anos conseguem rir. O tal ninja do mal é um oriental cabeludo, que usa uma roupa vermelha e uma capa no melhor estilo Zé do Caixão.

https://i1.wp.com/www.premiere.fr/var/premiere/storage/images/photos/diaporama/images/american-ninja-v-american-ninja-5-1993/4855981-1-fre-FR/american_ninja_v_american_ninja_5_1993_reference.jpg

Os tais terrorsitas são como sempre bizarros e não dão nem pro cheiro. Os ninjas do mal, são incompetentes e com um golpe caem ao chão. Sem contar que todos usam roupas bem espalhafatosas como roxo e verde pincel atomico o que torna sua utilidade duvidosa já que ninjas deveriam ser furtivos. É um daqueles filmes clássicos onde sete homens armados e, teoricamente, treinados levam uma sova de um homem só. Aliás o Ninja americano só apanha do japa cabeludo naquele estilo clássico Van Dame: Apanha que nem cachorro depois tira forças dos confins do universo e derrota o vilão.

Este estilo Ninja ocidental inspirou até games mais tarde como uma porcaria de PS1 chamada apenas de Ninja onde você controlava um ninja roxo que ia batendo em outros ninjinhas de várias cores. Horrendo. Em seguida veio o clássico Ninja Gaiden, nada de furtividade, uma tonelada de armas e magias para chutar o traseiro, de forma bem descarada, dos vilões. Um novo jogo para x-Box 360, (pqp sem querer vou falar do brinquedo do tio Bill…) parece ser bem ao estilo, com um ninja espalhafatoso com um um arsenal bélico insano e muito monstro pra matar na porrada, muito parecido com Ninja Gaiden. Isso mostra o estilo americano de ser.

http://dangerousdebris.files.wordpress.com/2008/06/uh137_ninjagaiden21.jpg

Lembram do filme da Liga Estraordinária onde Alan Quaterman (Sean Connery como sempre perfeito) define o estilo de ação americana. “Vocês atiram para todos os lados e esperam que as balas acertem os alvos”. O estilo dos ninjas americanos é parecido só que com shurikens e ponta pés. Fica parecendo que os americanos não tem inteligencia para resolver as coisas na furtividade. O estilo hollywoodiano onde tudo se resolve na explosão parece ser aplicado a qualquer coisa. E isso definitivamente não se encaixa tão facil. Uma pena que muitas vezes os lucros vem primeiro antes da verossimilhança e de qualquer bom senso.

P.S. O El-Ray parou de postar pois comprou finalmente um X-Box 360. Agora ela não sai de casa, não come, não trabalha e nem sequer vai ao banheiro…

P.S. A melhor cena do filme é onde após uma piadinha infame do garoto japa ele toma uma porrada do vilão cabeludo.

P.S. Dava pra plentear uma nova versão do Ninja Americano, se fosse melhor trabalhado o roteiro e com bons efeitos especiais ficava até massa…

P.S. Os Irmãos Matrix/Washonsky estão fazendo um filme de ninja. E pelo jeiot num vai fugir muito do estilo de ninja americano não…

P.S. Ah, o mestre do ninja americano é o maior mestre de ianques de todos os tempos, Pat Morita, que esta bem bizarro no filme como um mestre espirituoso, bem diferente do bonssai de sabedoria de Karatê Kid. Acredito piamente que ele quem ensinou Chuk Norris a lutar….

Publicado em setembro 11, 2008, em Bombril na antena e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: