Emocionante…

Olá pessoal

Domingo na Record passou um filme bem antiguinho chamado de Equilibrium. Quando vi a propaganda e o malabarismo com as armas quis assistir. Mas realmente me surpreendi com o roteiro que ´primava muito mais pelos questionamentos éticos do que belas belas e bem coreógrafadas cenas finais. Quem assitiu sabe disso.

https://i1.wp.com/www.badmovieplanet.com/unknownmovies/pictures/equilibrium2.jpg

O filme conta a história de um futuro onde o mundo foi arrasado por uma guerra e em em sua reconstrução os poderosos decidiram criar uma droga que inibe a capacidade de sentir emoções da raça humana. Em um mundo sem ódio e rancor, sem preconceito, ou até mesmo individualismo como pode haver guerra? Então a socideda vive em um estado de paz onde todas as pessoas vivem de forma robótica, mecanica, sem sentimentos, sem afeto. É claro que existe uma resistencia, que conserva arte, música e tudo aquilo que disperte as emoções dos seres humanos. O mundo é Opaco, cinza, com variações de preto e branco.

https://i2.wp.com/www.adorocinema.com/filmes/equilibrium/equilibrium09.jpg

https://i1.wp.com/www.cyberpunkreview.com/images/equilibrium03.jpg

Uma espécie de inquisição caça os rebeldes, é ai que entra Preston (Christian Bale… seu lado robótico caiu como uma luva ao personagem) um dos inquisidores que após a morte de seu parceiro, começa a questionar o regime e parar de toamr as dozes da droga. O próximo parágrafo é recheado de spoilers e por isso se você não quiser saber nada de ante mão pule para o próximo

Emfim uma coisa que adorei no filme, é a mudança de atitude de Preston, ele começa a querer ser individual, ser diferente, passa a tirar as luvas para sentir os objetos, a morte de sua mulher, que ele não impediu, fica o atormentando, ele mesmo mata o perceiro, e em seguida não consegue salvar outra mulher por quem estava começando a sentir alguma coisa. Ele é atormentado pelo próprio remorço e não consegue entender como funciona as emoções. O questinoamento básico do filme, sem emoções o homem não é humano é bem trabalhado através de momentos sutis e interessantes. Embora a própria atuação de Bale poderia ser bem melhor.

https://i0.wp.com/www.cinemacomrapadura.com.br/filmes/imgs/equilibrium_2002_img_3.jpg

Enfim, o filme tem boas cenas de ação embora o final pudesse ter sido melhor trabalhado com uma gigantesca cena a lá Matrix, mas como disse anteriormente este não era o foco do filme. O filme é bom pelo  seu questionamento e segura os hiperativos pelas cenas de ação apesar de poucas. O filme é bom, cxlaro que poderia ser melhor, mas é bom sim.

https://i2.wp.com/www.cinemacomrapadura.com.br/filmes/imgs/equilibrium_2002_img_4.jpg

https://i1.wp.com/www.cyberpunkreview.com/images/equilibrium26.jpg

https://i0.wp.com/www.gameaxis.com/img/blog/2123/Image/equilibrium.jpg

P.S. O Kata com armas é o bicho!!!

https://i1.wp.com/upload.wikimedia.org/wikipedia/en/3/32/Gunkata_equilibrium.jpg

P.S. Os personagens vão perdendo a robotica durante o filme se deixando levar pelas emoções isso é legal

P.S. O interesssante são as nuances e cores que são associadas às emoções e como a individualidader não pode ser reprimida

P.S. era pra esse post ser melhor mas como o próprio filme diz, emoções atrapalham a racionalidade do ser humano e por isso eu fiz bem menor e pior.

P.S. eu sei, eu sei, o título do post foi horrivel…

Publicado em setembro 23, 2008, em 35mm, Bombril na antena e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. é otimo filme sim, bale atuou bem até !!! O unico chato foram as comparações á Matrix na época de lançamento …

    http://fabiosantos.wordpress.com

  2. Esse filme é tão tosco, tão trash, me fez sentir tanta preguiça ao ver aquilo que nem ao menos tive ânimo de pegar o controle remoto pra desligar a t.v. de tanto tédio que eu fiquei vendo aquela coisa …Nein…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: